terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Celebrando Henriques Nogueira

 Sob orientação da professora Cacilda Costa, os nossos alunos têm andado à descoberta do patrono da nossa escola e da sua obra. Vejamos o resumo das suas descobertas:

«Na sua curta vida, Henriques Nogueira produziu textos em que defendeu: a democracia republicana, fundada no princípio da soberania popular e no sufrágio universal; o município, unidade fundamental do Estado, realizador de obras públicas a favor da comunidade; a associação local, espaço agregador de todos os indivíduos e difusor da cultura; a educação popular, assente na instrução primária, obrigatória e gratuita.
O que escreveu encontra-se reunido nos 3 volumes da Obra Completa, organizada por António Leal da Silva, onde também se encontram textos de outros intelectuais sobre HN. »

Ana S. (10º J)

«Liberdade! Liberdade! (…) nome elétrico, que arremessas os povos ao combate, que aterras os tiranos, que hás de fazer a volta do mundo com a rapidez do raio: eu te saúdo, epílogo da sublime bandeira da humanidade. Que os povos em toda a parte acostumem seus ouvidos ainda rudes aos teus melodiosos sons, e tu serás a poderosa dominadora da terra.
Árvore frondosa e abençoada, à tua sombra passarão gerações e gerações, gozando deliciosos frutos de paz, de abundância e de felicidade».

Henriques Nogueira. Estudos sobre a Reforma em Portugal. In António Carlos Leal da Silva (org.1976). Obra Completa de Henriques Nogueira. Lisboa: INCM, Tomo I, p.31.

Inspirada nas letras capitulares medievais e nos valores do iluminismo, a Maria Beatriz representou a ideia da liberdade.

 
 Para Henriques Nogueira, a associação local teria uma função fundamental na agregação de todos os indivíduos e na difusão da cultura e instrução pública. Assim, a democracia concretizava-se nas pequenas comunidades do “lugar”.

«São as associações locais no nosso sistema, a base da coluna do trabalho, de que as associações municipais constituem o fuste e a que as centrais põem o capitel.

Que os homens de trabalho meditem no que podem e no que valem pela união

Henriques Nogueira. Estudos sobre a Reforma em Portugal. In António Carlos Leal da Silva (org.1976). Obra Completa de Henriques Nogueira. Lisboa: INCM, Tomo I, p.154.

 Inspirada nas letras capitulares medievais e nos valores do iluminismo, a Francisca Rodrigues representou a ideia da Associação.


Sem comentários:

Enviar um comentário