segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Poções e paixões

Cientistas escritores / Leitores cientistas 1/7

João Paulo André, Poções e paixões : química e ópera. 2.ª ed. Lisboa : Gradiva, 2019. 449 p.. ISBN 978-989-616-811-7

Disponível na Biblioteca Escolar Henriques Nogueira
"O que há de comum entre a poção de amor de Tristão e Isolda, os voos das bruxas em vassouras, a morte do príncipe Hamlet, a mãe do imperador Nero, Marilyn Monroe e... o compositor Giacomo Puccini? Tendo a ópera como fio condutor, o leitor é conduzido nesta obra numa viagem ao extraordinário mundo das poções e das paixões, que a química pelo menos em parte explica.
Na química há um encontro de disciplinas: é a «ciência central» por se situar entre a matemática e a física, por um lado, e a biologia e a geologia, por outro, fornecendo contributos essenciais em ciências aplicadas como a medicina e as várias engenharias. Por seu lado, a ópera tem sido chamada «obra de arte total» por conjugar música, canto, teatro e artes plásticas.
João Paulo André, com incomparável mestria tanto na química como na ópera, brinda-nos neste livro com uma ligação profundamente original entre a ciência e a arte. Com ele percebemos que a química está em todo o lado, mesmo no amor, e que a ópera é um espetáculo que é muito mais rico do que «histórias em que o barítono ama a soprano, que ama o tenor».
Uma obra tanto para os apreciadores de ciência como para os apreciadores de arte, num inédito encontro de culturas."

Sem comentários:

Enviar um comentário